
Durante a Operação Verão, que se desenvolve de dezembro a fevereiro de 2013, o Detran-RN, através da sua Coordenadoria de Educação e Fiscalização de Trânsito, intensifica ações educativas e fiscalizatórias no litoral do estado. As atividades contam com o apoio do Comando de Polícia Rodoviária Estadual e parceiros-colaboradores.
A Operação, que se associa desde o Verão do ano passado à campanha "Trânsito na Paz", tem como meta trabalhar o respeito à vida no trânsito. Segundo o coordenador de Educação e Fiscalização de Trânsito da autarquia, Adryano Barbosa, o foco do Detran é promover a conscientização dos pedestres e condutores de veículos, à luz do Código de Trânsito Brasileiro.
O coordenador revelou que a programação será desenvolvida de terça-feira a sábado, nas principais cidades litorâneas, com blitz educativa (abordagem preventiva com simulação de auto educativo, caso o condutor esteja irregular); distribuição de panfletos educativos e brindes. Também serão realizadas blitzes fiscalizatórias, como forma de reprimir e autuar os condutores infratores, principalmente os que descumprem a Lei Seca, que ficou mais rigorosa agora.
"Além de elevar a multa para quase dois mil reais, a Lei admite agora o estado de embriaguez do condutor, caso ele se recuse a fazer o teste do 'bafômetro'" – alertou o coordenador.
A Operação Verão, no que se refere à educação e fiscalização de trânsito, será coordenada pela Coordenadoria de Educação e Fiscalização de trânsito do Detran, segundo Adryano Barbosa. A educação oportunizará aos cidadãos a reflexão quanto ao seu papel na sociedade, enquanto condutor e/ou pedestre. E a fiscalização vem para fechar o ciclo natural do objetivo da operação, que é verificar de forma efetiva se o trabalho de educação deu resultado.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Assecom-RN: (84) 3232-5204 / 5152